Página Inicial
Perfil
Família Dantas
Ordenação
Diocesano
UERN
Homenagens
Obras Realizadas
Galeria de Fotos
Agenda
Produção
Contato
  Perfil do Pe. Sátiro
 

1930

" Verba volant, scripta manent" .
"As palavras voam, os escritos permanecem" (trad. do provérbio latino internalizando por Pe. Sátiro segundo Mon. Américo Simonetti in Editorial do Diocesano Informa ano XXII, Mossoró, 8/12/2004.p.2)

Poço das Terras - Pau dos Ferros - RN, 22 de Janeiro

Nasceu Sátiro Cavalcanti Dantas, para promover a felicidade de seus pais o Sr. João Fernandes Dantas e Dona Erondina Cavalcanti Dantas, e registrar seu itinerário de sacerdote, professor, advogado, de forma profunda e significativa para o bem da sociedade Riograndense.

Lembranças de uma infância feliz, de brincadeiras ao lado de seus primos e, de momentos tristes que marcaram sua vida como o falecimento de seu pai com apenas 42 anos.

A formação escolar de Pe. Sátiro iniciou-se no Grupo Escolar Joaquim Correia, em Pau dos Ferros, onde cursou o primário. Veio, em 1943, para a cidade de Mossoró, continuar a sua formação escolar, onde concluiu os cursos ginasial e científico, no Seminário Santa Terezinha.

O menino sacristão auxiliar da Paróquia de N.S. da Conceição em Paus dos Ferros, ajudava sua mãe em casa comercial. Colocava água nas residências com o auxílio de um jumento. O dinheiro arrecadado fora investido na compra de seu enxoval para ingresso no Seminário Santa Terezinha.

O rapaz Sátiro Cavalcanti Dantas vem a Mossoró e passa a integrar-se na família de seminaristas do Santa Terezinha cujo Reitor Pe. Humberto Bruening e orientador espiritual Pe. Miguel Nunes e, em seguida, o Pe. Gentil Diniz Barreto foram importantes para a sua formação religiosa.


Formação Superior

Continuando sua formação religiosa, Pe. Sátiro segue para o Seminário Central Nossa Senhora da Conceição, localizado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 1949, onde fez o Curso de Filosofia, concluindo em 1951.

Homem inteligente e estudioso não se contenta em ser filósofo, assim prossegue sua caminhada em formação intelectual, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma até 1954, onde cursou Teologia Dogmática, na conhecida "Universidade do Papa". Concluído o Curso retorna ao Brasil, em 1955, e retorna à cidade de Mossoró, em 28 de novembro do mesmo ano.

A cultura da cidade de Recife - PE também faz parte da formação do religioso Pe. Sátiro e lá, faz o Curso de Licenciatura Plena, na Universidade Católica de Pernambuco, em 1970, mas é na Fundação Pe. Ibiapina, em Sousa - PB, que Pe. Sátiro constrói sua formação em Ciências Jurídicas, de 1974 a 1977.

Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, de caráter dinâmico, especializa-se na área de Sociologia, Curso de Pós-Graduação, promovido pelo MEC / DAU / CAPES / FURRN, em Mossoró de 3 a 29 de julho de 1978, cumprindo atividades da segunda etapa do curso de 15 de janeiro a 22 de fevereiro de 1979.

Participa também de Cursos de Aperfeiçoamento, de Extensão Universitária, em Seminários, Congressos e Simpósios.

Evangelizador

Pe. Sátiro desempenhou importantes cargos diocesanos: Vigário Cooperador da Paróquia Areia Branca, Capelão Eclesiástico da Juventude Estudantil Católica - JEC, Membro do Conselho Presbiterial da Diocese de Mossoró, Vice-Presidente da Fundação Santa Luzia, Vigário Cooperador da Paróquia do Alto São Manoel, Vigário substituto em Dix-Sept Rosado.

Assistente espiritual conferência vicentina, Consultor do Conselho Administrativo da Diocese, da Fundação Diocesana Santa Luzia, defensor do Vínculo na Câmara eclesiástica, Assistente espiritual e fundador da Congregação das Filhas de Santa Clara.

Educador

Seu trabalho como educador beneficia Mossoró e o Estado do Rio Grande do Norte, pois lutou pela estadualização da FURRN, hoje UERN, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte quando ocupava o cargo de Reitor da Fundação Regional do Rio Grande do Norte.

Foi professor do Colégio Diocesano Santa Santa Luzia e desde 1961 atua como diretor desta Escola, também foi professor na Escola Normal de Mossoró, no Ginásio Sagrado Coração de Maria, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mossoró da FURRN, e professor de Direito na UERN. Exerceu magistério durante 43 anos.

Foi Diretor da Faculdade de Educação da FURRN, membro do Grupo Fundador da Universidade regional do Rio Grande do Norte, membro do Conselho Universitário da FURRN, Diretor Fundador do Ginásio Centenário de Mossoró, Diretor Fundador da Escola 13 de Junho, Presidente da Escola Ambulatório Cardeal Câmara, Diretor Fundador da Universidade Infantil de Mossoró, Presidente da Fundação Sócio Educativa do Rio Grande do Norte - FUNSERN, Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, membro da Academia de Letras de Mossoró.

 
     
 
FM 105 MOSSORÓ Xdesigner Publicidade e WebServices